Ministério do Trabalho Abono Salarial 2020 – Como funciona o benefício

O Ministério do Trabalho abono salarial 2020 é o responsável pelo benefício muito aguardado pelos trabalhadores formais brasileiros inscritos em programas sociais do Governo Federal, afinal, ele garante um auxílio financeiro que ajuda bastante no bolso destes cidadãos. Se você ainda não conhece este benefício, este artigo será perfeito.

Para entender melhor, o abono salarial é disponibilizado para os cidadãos que estão cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) que recebem uma renda mensal equivalente há dois salários mínimos. No conteúdo a seguir, ainda é possível conferir outros requisitos para ter direito ao benefício.

Portanto, continue acompanhando o texto abaixo e entenda também como consultar o seu benefício e verificar o calendário do Ministério do Trabalho abono salarial. Vamos lá!

Ministério do Trabalho Abono Salarial 2020

O Ministério do Trabalho é um dos principais órgãos administrativos do Governo Federal, e como já diz o nome, fica responsável por regulamentar e fiscalizar todos os aspectos direcionados às relações de trabalho no Brasil, que inclui alguns benefícios importantes, como o abono salarial 2020.

Ministério do Trabalho Abono Salarial 2020

Para quem não conhece, o abono salarial foi instituído pela Lei n° 7.998/90 e garante o valor de até um salário minimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem, em média, até dois salários mínimos pagos por empregadores que contribuem para o PIS ou PASEP.

Geralmente o período de recebimento desta bonificação ocorre no segundo semestre de cada ano, se estendendo para o primeiro semestre do ano seguinte. Cabe também aos beneficiários se manterem atentos à divulgação do calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).

Diferente de outros benefícios, o abono salarial não exige a necessidade de requerimento do trabalhador para estar recebendo o auxílio. Isto porque é de responsabilidade do Ministério do Trabalho abono salarial identificar os cidadãos beneficiários e providenciar as operações para o processamento do pagamento.

Dúvidas mais frequentes respondidas:

Consulta

Existem duas instituições financeiras vinculadas ao Ministério do Trabalho que são responsáveis por pagar abono salarial aos beneficiários, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

É muito comum que alguns cidadãos tenham dúvidas a respeito do benefício, como valores, datas e se está cadastrado no PIS/PASEP.

A boa notícia é que todas estas informações podem ser consultadas de maneira totalmente online, sem precisar sair de casa. Logo abaixo ensinaremos como realizar a consulta do abono salarial no site destes dois bancos.

Acompanhe:

SITE DA CAIXA

Ministério do Trabalho Abono Salarial 2020
  • Acesse https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01;
  • Preencha os campos em branco com os dados solicitados;
  • Marque a opção “Não sou um robô”;
  • Clique em “OK”.

SITE DO BB

Ministério do Trabalho Abono Salarial 2020
  • Acesse https://www36.bb.com.br/portalbb/pasep/pesquisa,802,17,505134,2,0,1.bbx;
  • Preencha os campos em branco com os dados solicitados;
  • Marque a opção “Não sou um robô”;
  • Clique em “Confirmar”.

Pronto! Basta você seguir os passos referentes ao banco responsável por conceder o seu Abono Salarial para ter acesso às informações.

Lembre-se de ter em mãos os seus dados e o número do seu NIS (PIS/PASEP), pois será preciso informá-los no momento de preencher os dados.

Quem tem direito ao abono salarial

Como muitos sabem, o Abono Salarial é um dos principais benefícios do trabalhador brasileiro. No entanto, não são todos os trabalhadores que podem estar recebendo esse valor.

Existem alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho que definem quem tem ou não direito ao benefício. Confira abaixo quais são eles:

  • Trabalhador formal cadastrado no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco (5) anos;
  • Trabalhador formal que recebeu remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Trabalhador formal que exerceu atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Trabalhador formal que tem os dados informados pelo empregador corretamente na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

Logo, se você se enquadra em uma das situações mencionadas acima, saiba que tem direito ao recebimento do abono salarial. Consulte o calendário do benefício para conferir as datas em que você poderá sacá-lo.

Lembrando que estas datas são definidas de acordo com o último digito do seu NIS (PASEP) ou conforme o mês de seu aniversário (PIS).

Calendário

O calendário do abono salarial, é onde consta as datas de pagamento do abono em cada mês do ano-base. Ele é estabelecido Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) e divulgado em primeira mão nos sites das instituições responsáveis por administrar o benefício, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Além disso é possível encontrar o calendário abono salarial 2020 atualizado em sites de notícias, como G1, Exame, entre outros.

Visando facilitar a vida dos beneficiários interessados em consultar as datas de pagamento de seus respectivos benefícios, abaixo deixaremos disponível a tabela do Abono salarial referente ao ano recorrente.

Confira:

Mês de nascimento: Recebem a partir de: Recebem até:
Julho 25/07/2019 30/06/2020
Agosto 15/08/2019 30/06/2020
Setembro 19/09/2019 30/06/2020
Outubro 17/10/2019 30/06/2020
Novembro 14/11/2019 30/06/2020
Dezembro 12/12/2020 30/06/2020
Janeiro 16/01/2020 30/06/2020
Fevereiro 16/01/2020 30/06/2020
Março 13/02/2019 30/06/2020
Abril 13/02/2019 30/06/2020
Maio 19/03/2019 30/06/2020
Junho 19/03/2019 30/06/2020

É interessante reforçar que, no momento da consulta do abono salarial é preciso se basear em seus dados do cartão cidadão, como o número do NIS (consulta PASEP) e mês do aniversário (consulta PIS).

Use o calendário para se organizar quanto ao recebimento de seu abono salarial, evitando o esquecimento do dia de saque, ressaltando que, 30/06/2020 é a data limite para o saque, caso o valor não seja retirado, será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Como sacar

Após observar o calendário e saber em qual data o benefício será pago, o trabalhador deverá saber onde sacar o abono salarial e quais o documentos necessários.

Ministério do Trabalho Abono Salarial 2020

Separamos tudo abaixo, confira:

  • Com cartão cidadão: Terminais eletrônicos, agências da Caixa, Caixa Aqui e casas Lotéricas.
  • Sem cartão cidadão: Será necessário dirigir-se a uma agência da Caixa com RG e CPF.
  • Conta individual na Caixa: Se possuir conta poupança ou corrente na Caixa, o pagamento será feito automaticamente nesta conta, lembrando que é preciso ter saldo acima de R$ 1,00 e resgate ativo na conta.

Depois de ter conferido estas informações a respeito do Ministério do Trabalho Abono Salarial 2020, esperamos que todas os seus questionamentos tenham sido esclarecidos.

Entretanto, caso ainda possua alguma dúvida sobre o assunto, basta deixar o seu comentário abaixo e aguardar que responderemos assim que possível. Obrigado!

Deixe um comentário